João Paulo Antonino Carvalhaes

 João Paulo Antonino Carvalhaes é formado em Administração pela FAJ e, especializado em Controladoria e Auditoria também por está Instituição.  O Administrador da loja agropecúaria Agrovida nos narrou sua saga empreendedora, pois, sonhava com o curso de Ciências da Computação e teve a oportunidade de iniciá-lo, porém, depois de um ano e meio de estudo, começou a trabalhar em uma das empresas do pai, o que despertou a necessidade do conhecimento administrativo em amplitude e ele transferiu o curso para Administração.

Ele é consciente de que é imprescindível a gestão profissionalizada, “Faz muita diferença na empresa, contribui diretamente para o sucesso administrativo.” A teoria do curso é 100% aplicável na prática durante a gestão empresarial. Muito do meu aprendizado já foi utilizado na empresa, acompanhamentos de custos operacionais, tributação, formação de preço de venda, organização da documentação de RH, contratação e demissão de colaboradores, enfim, muito já foi acrescentado e modificado e, como aprendido durante os estudos cada empresa tem uma necessidade e, portanto uma gestão peculiar.

O Administrador diz ter sido muito gratificante os estudos, uma vez que a graduação atendeu suas expectativas profissionais e pessoais. Na vida pessoal caiu feito luva na mão, especialmente no quesito financeiro, propiciando uma melhor organização das disponibilidades pecuniárias. Na empresa o grande diferencial é o controle severo dos rendimentos, do crescimento e desenvolvimento, do uso e direcionamento das disponibilidades financeiras, do acompanhamento e resposta das estratégias adotadas e do cumprimento de metas e objetivos, o que nos tem permitido conhecer a realidade da empresa e automaticamente trabalhar com mais segurança e, esse conjunto de ações tem contribuído significativamente para o nosso sucesso.

O conhecimento adquirido durante a graduação acentua a visão empresarial, a percepção de detalhes antes não vistos passou a ser observado e no fim essa junção fez diferença. Em qualquer momento da gestão estar bem informado agrega força direta. Em momento de crise sem sombra de dúvida a habilidade para solucionar os problemas é maior, o gestor tem domínio, conhece as ferramentas corretas para corrigir ou conter as eventuais incoerências da fase, ele reage com segurança e otimismo em relação ao episódio. Portanto, eu sugiro a todo empresário sem formação que busque a especialização, que se mantenha bem informado, que acrescente novos conhecimentos com constância na empresa. O mercado atual é altamente exigente, o que implica no seu acompanhamento e adaptação para permanecer nele. Não acredito que haja uma fórmula exata para gerenciar uma organização de modo bem sucedido, uma vez que acredito na peculiaridade de cada instituição. A teoria é complemento da prática e vise-versa, cabe ao gestor conhecer bem a empresa e as ferramentas disponíveis para se gerenciar e, automaticamente fazer uso das que atendem as necessidades da organização.

Quando Bacharelado ele diz não ter sentido nenhuma insegurança, porque ele foi aplicando o conhecimento adquirido durante a graduação na gestão da empresa, “no decorrer da formação havia medo de se aplicar um conceito ora teórico, mas no fim eu já me sentia pronto para gerir qualquer instituição, implementar qualquer medida que eu sentisse necessidade. Acredito piamente no valor do exercício, na prática da teoria. Vejo como primazia que todo curso exigisse residência.”

Edição: Adm. Ivana Paula de Almeida – Coordenadora do CEPE

logo
Rodovia BR-070, Km 24, Jussara - GO
CEP:76.270-000
unifaj@unifaj.edu.br
(62) 3373-1219
WhatsApp (62) 3373-1219
WhatsApp Tesouraria (62) 3373-1741
© 2024 Faculdade de Jussara - FAJ - Todos os direitos reservados.

logo interagi