Luiz Carlos F. de Rezende, proprietário das lojas Moreira Móveis, iniciou sua saga empreendedora em 1989, com uma pequena frutaria na cidade de São Luís de Montes Belos, empreendimento este que não durou mais do que 10 meses mas serviu como aprendizado, sete anos mais tarde em 1996 começou uma nova empresa, desta vez uma loja de Móveis, hoje administra um grupo de seis empresas. Logo não perdeu tempo e ingressou na faculdade, na primeira turma de Administração de Empresas da FAJ, em 2001. O egresso foi conciso ao definir a contribuição da faculdade no seu sucesso empresarial “Expandiu minha visão mercadológica.” E respondeu mais:
Qual é o grande diferencial da sua empresa?
O atendimento, durante e após a venda, estamos sempre disponíveis para atender a necessidade do cliente, inclusive, trabalhamos com estoque médio, limitando a imobilização de um capital alto, porém, mantendo o produto a pronta entrega, tudo pra não deixar o cliente esperando.
Para você, é importe a prática da gestão profissionalizada?
É importante sim. É um suporte, uma ferramenta de trabalho de grande valia.
Depois da sua graduação a sua empresa melhorou?
Melhorou. O mercado por si só não te permite ficar estático, e se você insistir acaba retroagindo, então a faculdade te auxilia nesse movimento.
Qual a taxa média de crescimento anual da sua empresa?
A média de crescimento do grupo se mantém em 7,5% a.a. desde 2009. Temos no grupo empresas de longa data de mercado, que, portanto estão consagradas, mas temos também as caçulinhas que ainda engatinham.
O conhecimento adquirido durante a graduação ajuda gerenciar uma empresa em momentos de crise?
Ajuda. Todo conhecimento ajuda, mas esse especificamente ajuda muito.
Para você, existe uma fórmula para gerenciar uma empresa de maneira bem sucedida? Qual?
Existe. Porém é peculiar a cada empresa, cabe ao gestor encontrá-la, e ser sensível a necessidade de adaptá-la ao dia-a-dia da empresa, a sua realidade, pois, nada permanece imutável.
Qual mensagem você passaria para os empresários que não possuem nenhum tipo de formação?
Não percam a oportunidade. Se não puderem cursar o ensino superior, busquem treinamentos, cursos rápidos da área, mas nunca deixem de se informarem, de estar atualizando.
Quais são seus planos para o futuro da sua empresa?
Os projetos contemplam duas novas lojas. E para manter o bom funcionamento será feito investimento no gerenciamento do grupo.
Você possui algum curso de pós-graduação? Qual?
Sim. Especializei-me em Gestão Empresarial também pela FAJ.
Quais foram as maiores dificuldades encontradas depois de formado?
Não houve dificuldades. Foi um processo simultâneo de aprendizado e aplicação, foi uma etapa tranqüila.
Edição: Adm. Ivana Paula - Coordenadora do CEPE