Rafael Silva Pinto

Reconhecido como Destaque Acadêmico do Curso de Administração da FAJ no ano de 2010 pela AGAD, Rafael Silva Pinto foi preciso e convincente no relato dos benefícios auferidos pela formação. Diz: A faculdade funciona como uma ferramenta de estimulo, além de despertar e potencializar o que você já é. Dentro da faculdade conseguimos quebrar várias barreiras pessoais, melhoramos a comunicação, desenvolvemos responsabilidade e dedicação. O curso nos exige isso, você tem metas e obrigações para atingir todo semestre, como por exemplo, não ser reprovado por notas ou por faltas, e só é necessário esforço para conseguir cumprir com bravura esses objetivos. E tentar sempre superar suas metas é um mecanismo que possibilita o sucesso em qualquer área de nossa vida

O que foi modificado no seu perfil profissional?
A postura perante o mercado. Adquiri-se um perfil mais disposto a trabalhar em equipe, que prima por excelência.

Você considera importante ser um profissional formado, existe diferença entre o atendimento de um profissional formado e um não formado?
Sim. É de fundamental importância o curso de nível superior, não somente o de Administração. A bagagem que fica para a nossa vida, a convivência e o trabalho em grupo nos dá uma ampla visão de como atuar na empresa quando se é responsável por uma equipe de trabalho. Muitos gestores sem formação superior se dão bem no mercado, mas ao analisar o trabalho destes, conseguimos observar que apesar de não terem freqüentado um ambiente universitário eles seguem sua administração embasada em várias teorias que aprendemos na graduação, teorias essas que foram descobertas com a própria experiência no mercado e os que falham, falham exatamente por falta dessa informação. Do meu ponto de vista é essencial a formação de nível superior, além de preparar a pessoa para o mercado de trabalho, a bagagem cultural é outra, aprendemos bastante e levamos isso por toda nossa vida.

Depois de graduado a sua atuação e percepção de trabalho melhoraram?
Sim. Sou convicto de que sem o curso não seria o profissional que sou, nem teria as perspectivas que tenho hoje.

Você se sente capaz ou apto a gerir uma empresa?
Sim. Apesar da pouca prática ainda, acredito ser capaz, a experiência é o que valida � teoria, eu gosto de desafios e acho que isso ajuda.

O conhecimento advindo da graduação lhe proporcionou maior facilidade em visualizar ou atuar no mercado de trabalho?
Sim. Durante esses quatro anos de curso muito foi agregado, descobertas foram feitas, a abertura da visão é inevitável. A proposta da faculdade é essa, mudança, aperfeiçoamento.

Você acredita na existência de uma fórmula para administrar uma empresa ou um negócio de modo bem sucedido? Qual?
Não. Cada empresa é única assim como uma pessoa, possui suas peculiaridades, regras, objetivos e claro um sistema próprio, pode ser que o modelo que um gestor utilizou em outra empresa no passado, seja bem-vindo em outra na atualidade, mas isso não é uma garantia de sucesso, muito menos um modelo de gestão a ser adotado por todos. A única formula que pode ser aplica é igual a: Dedicação + Responsabilidade + Compromisso para com a empresa.

Para os colegas que não possuem formação, o que você diria?
Eu ouvi vários colegas, formando ao meu lado e dizendo, “joguei quatro anos da minha vida fora”, eu tenho certeza que isso não é verdade. Quem atua na área, tem espírito de liderança é empreendedor ou mesmo curioso, sabe o quanto é bem-vindo o curso de administração na sua vida. Temos milhares de Bacharéis em Administração pelo país, porém, nem todos deram o devido valor ao curso, mas, para muitos a realidade foi outra, tantos trocaram de emprego, foram promovidos, melhoram a sua própria empresa ou até mesmo abriram sua própria empresa, ou simplesmente ganharam uma vaga no mercado. Vale � pena ter uma formação de nível superior, um diploma de nível superior é uma conquista, são alguns anos da sua vida de dedicação e emprenho para chegar até ele, mas, com certeza se tiver a devida valorização este diploma pode mudar a sua vida.

Quais são seus planos para o seu futuro profissional, para sua carreira?
Estou me especializando em prol da adequação do meu perfil para atuar na docência universitária.

Você possui algum curso de pós-graduação? Qual?
Estou me especializando em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Jussara, além disso, estou me graduando em Ciências Contábeis também pela FAJ.

Quais foram as maiores dificuldades encontradas depois de formado?
Ainda não experimentei nenhum dissabor de relevância. Acredito que a relativa estabilidade empregatícia em que eu já me encontrava inserido justifique essa segurança. Mas sei que não estou a salvo dessas dificuldades, afinal, existem nesse mercado muita gente bem qualificada e competente, donos de currículos invejáveis.

Edição: Adm. Ivana Paula – Coordenadora do CEPE