Para que o futuro profissional alcance o perfil esperado, o curso deverá proporcionar meios para o desenvolvimento de competências e habilidades, tais como:
- reconhecer a responsabilidade da gestão comercial, sua importância para a empresa e seus preceitos éticos;
- ter visão estratégica com sólida formação conceitual a respeito do campo de conhecimento atinente à moderna gestão comercial;
- compreender as informações e respectivo fluxo existente nos diversos tipos de organizações;
- conhecer e compreender os conceitos e técnicas fundamentais que caracterizam as tarefas do gestor em um contexto de diferentes realidades das organizações locais e regionais;
- espírito crítico e analítico fundamentado em práticas gerenciais avançadas, que o capacite a unir as vertentes humana e tecnológica à realidade das organizações locais e regionais;
- identificar as informações necessárias para otimizar as operações do comércio, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;
- capacidade de resolver problemas organizacionais com a participação ativa e responsável das pessoas, construir e consolidar o comprometimento das pessoas com o trabalho e a organização;
- proceder a avaliação e propor modelos inovadores desenvolvidos nas funções financeiras em comércio;
- criar e desenvolver modelos de gestão comercial nas as diversas formas de intervenção dos diferentes setores;
- interpretar questões relativas ao comércio internacional;
- definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição, e compreender os procedimentos logísticos no comércio;
- conhecer a fundamentação de custos, orçamentos e preços; analisar e definir métodos de fixação de preços que garantam os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra; e analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;
- compreender as variantes do mercado em que atua e a aplicação do marketing no comércio.