Entendendo o Mercado de Câmbio no Brasil e os fluxos de capitais com o exterior
José Maria Ferreira de Carvalho, consultor da Gence,
falou sobre esse tema para mais de 400 estudantes no Edifício-Sede, em Brasília
O BC e Universidade, realizado na última sexta-feira, 6/6, lotou o auditório Octavio Gouvêa de Bulhões e ocupou parte do auditório Denio Nogueira, em Brasília. Ao todo, 441 alunos do Distrito Federal, Goiás, Bahia e Minas Gerais compareceram ao Edifício-Sede para aprender sobre "Mercado de câmbio no Brasil e fluxos de capitais com o exterior" com o especialista José Maria Ferreira de Carvalho, consultor da Gence, formado em Matemática, Economia e Direito.
A explicação didática sobre o conceito de mercado e seus elementos essenciais permitiu aos alunos entender a estrutura, conhecer os agentes que atuam nesse mercado, além de aprender sobre categorias de operação e regras do mercado de câmbio no Brasil. Carvalho mostrou como o BC e outros órgãos públicos participam do mercado de câmbio. "Qualquer operação cambial estará sob a disciplina do Conselho Monetário Nacional e do BC, instituições que têm o dever de zelar pelas regras vigentes", disse.
A relação entre mercado de câmbio e preços e as formas de negociação também foram abordadas durante a palestra. Ele falou, ainda, sobre Transferências Internacionais em Reais (TIR), operações com o ouro-instrumento cambial, a base legal das receitas de exportação, regras para as contas em moeda estrangeira no Brasil, os principais aspectos sobre capitais brasileiros no exterior e os capitais estrangeiros no país.
Os universitários do município de Jussara (GO) viajaram sete horas de ônibus para assistir à palestra. Professores e alunos dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis compareceram pela primeira vez ao evento e não se decepcionaram.
Segundo o professor Reginaldo Batista dos Santos, a palestra foi de ótima qualidade. "O tempo que passamos viajando foi compensado por uma palestra de alto nível e pelo ’tratamento VIP’ que recebemos", afirmou. Depois de agradecer a recepção que tiveram no BC, ele disse que, na volta à sua cidade, pretende incentivar outros alunos a participarem do BC e Universidade.
(Daniela Martins)
![]() | ![]() | |