PERSPECTIVAS DA VIAGEM À CIDADE DE GOIÁS

No dia 29 de novembro de 2023, estudantes do curso de Direito da Faculdade de Jussara - FAJ, realizaram a visita técnica em espaços de memória da primeira capital do estado, atual cidade de Goiás, com a coordenação de curso da Prof. Mestra Cláudia Elaine Costa de Oliveira e com acompanhamento da Prof. Ma. Adenisia Alves de Freitas.

Entre os lugares percorridos, o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás foi um dos primeiros, sob a organização e condução da Prof. Ma. Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho, atual Diretora do Centro.

A oportunidade foi significativa para conhecer pontos relevantes da História do Poder Judiciário goiano, dentro da primeira sede do TJGO. O que possibilitou contato com documentos e objetos históricos, como da ação penal de uma escrava contra o seu “proprietário”, no processo judicial que foi manuscrito e datado de 1875.

A visitação se ampliou até o Mercado Municipal, local que continua relevante para o comércio. Passando pelo Palácio Conde dos Arcos, marco da antiga sede do governo de Goiás, caminhando até o Museu de Arte Sacra, onde estão as peças em madeira do artista José Joaquim da Veiga Valle. Encerrando no Museu das Bandeiras, lugar da antiga prisão, hoje local onde estão expostas as peças do período da escravidão em Goiás.

A viagem possuiu como objetivo conhecer pontos históricos, principalmente ter contato com as primeiras sedes do Poder Judiciário e Executivo do Centro-Oeste. Revelando a gênese de um processo contínuo de aperfeiçoamento e mudanças, que permitiu chegar na atualidade.

Entre o passado e o futuro, relevante compreender o presente e suas transformações, saber das permanências e ruturas que nos atingem de alguma forma, pois o Direito, como Ciência Jurídica, é uma das áreas que mais produz impactos no cotidiano, sujeito as constantes mudanças que devem ser conhecidas, pois o presente de hoje, vai produzir frutos amanhã.

Visita Cidade de Goiás 2023 5     Visita Cidade de Goiás 2023 3
 Visita Cidade de Goiás 2023 1      Visita Cidade de Goiás 2023 2