Centro de Pesquisa e Extensão – CEPE

Coordenação: Marnei César Gazineu

O CEPE é um órgão da Faculdade de Jussara que tem como objetivo principal incentivar a pesquisa e a extensão, coordenando todas as atividades nestas áreas, interligando-se com as respectivas Coordenações e demais órgãos da instituição. Dentre as atividades do CEPE, abaixo são citadas as seguintes, entre outras:

I – coordenar as atividades de pesquisa e extensão da Faculdade, em harmonia com as Coordenadorias de Curso, incentivando e envolvendo os seus professores na realização das mesmas;

II - incrementar a concessão de auxílio de mão-de-obra especializada para a execução de projetos científicos;

III - coordenar a concessão de bolsas especiais;

IV – organizar a promoção de congressos, seminários, palestras e demais eventos, bem como de cursos de aperfeiçoamento;

V – fomentar a promoção do intercâmbio científico e cultural com outras instituições;

VI – promover a divulgação dos trabalhos científicos produzidos, seja na área da pesquisa, seja nas demais áreas do conhecimento;

VII – realizar atividades que visem o atendimento e a participação não somente dos universitários como também da comunidade local; e

VIII – promover condições que permitem as atividades de estágio dos alunos junto às empresas e órgãos públicos locais procurando, desde o início do curso, propiciar as condições para uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho.

No decorrer desses 20 anos de existência da Instituição, o CEPE sempre atuou desenvolvendo projetos que se propusessem a contribuir de forma salutar para a formação de um pensamento crítico de seus acadêmicos, docentes e colaboradores, além de focar em trabalhos voltados para o desenvolvimento local e regional da sociedade.

Os trabalhos desenvolvidos pelo CEPE foram muitos, podendo ser listados alguns, tais como: realização de convênios com entidades de estágio; intercâmbio com instituições científicas; programação de eventos; participação em congressos, simpósios, seminários e encontros; atendimento à comunidade, diretamente ou por meio de instituições públicas e privadas, observando a responsabilidade social e ambiental da faculdade; participação em iniciativa de natureza cultural, artística e científica; e promoção de atividades artísticas, culturais e desportivas.